O que é?
Tal como o nome indica, Ejaculação Prematura pressupõe um clímax masculino que ocorre muito antes do desejado, com óbvias consequências na qualidade da relação sexual para o homem e parceira.
Esta é uma disfunção sexual que pode estar presente desde o começo da vida sexual, na adolescência, ou manifestar-se somente na idade adulta.
Os homens com Ejaculação Prematura apresentam um processo de ejaculação dentro dos padrões normais só que de uma forma muito mais rápida e com uma sensação de falta de controlo da ejaculação.
A Ejaculação Prematura é definida pela International Society of Sexual Medicine (ISSM) como sendo “uma disfunção sexual masculina caracterizada por uma ejaculação que ocorre sempre ou quase sempre antes, ou dentro de cerca de um minuto, da penetração vaginal; uma incapacidade em retardar a ejaculação em todas, ou quase todas, as penetrações vaginais; e uma situação com consequências pessoais negativas, tais como sofrimento, preocupação, frustração e/ou fuga à intimidade sexual”.
Por outras palavras, esta disfunção pode manifestar-se em três componentes:
- Tempo até à ejaculação reduzido
- Diminuição do controlo ejaculatório
- Impacto pessoal negativo ou sofrimento relacionado com o desempenho sexual
As origens do problema
A ejaculação é o resultado de processos fisiológicos e factores psicológicos que estão directamente interligados.
A serotonina, um neurotransmissor que actua ao nível do sistema nervoso central, desempenha um papel central ao determinar o momento em que a ejaculação. Desempenha igualmente um papel importante sobre a regulação do sono, do apetite, do humor e da inibição da dor.
Com base neste pressuposto, estudos sugeriram que fármacos inibidores selectivos da recaptação da serotonina (SSRIs) podem ser eficazes no tratamento da Ejaculação Prematura, ao interferirem com acção da serotonina.
A resposta sexual masculina passa por cinco fases distintas e crescentes:
- Desejo sexual
- Excitação (provocando a erecção)
- Estabilização
- Clímax/Orgasmo
- Resolução (relaxamento após o clímax/orgasmo com ausência de qualquer excitação sexual).
Num homem com Ejaculação Prematura, o processo de ejaculação é similar, passando por todas as cinco fases, mas diferindo nos seguintes pontos básicos:
Fase 2 – Excitação: é muito mais elevada;
Fase 3 – Estabilização: decorre durante um período muito inferior ao de uma resposta sexual masculina normal;
Fase 4 - Clímax/Orgasmo: a ejaculação associada ao orgasmo é muito mais rápida;
Fase 5- Resolução: dado ocorrer mais cedo em homens com Ejaculação Prematura, uma vez que não é possível manter uma erecção nesta fase, alguns homens sentem-se confusos, pensando sofrer de disfunção eréctil.