O estudo da Iniciativa de Saúde da Mulher

A Women's Health Initiative (WHI) é um estudo de 15 anos sobre formas de prevenir doenças cardíacas, câncer de mama e colorretal e osteoporose. O WHI, que consiste em um conjunto de ensaios clínicos e um estudo observacional, começou em 1991 e envolve mais de 161.000 mulheres saudáveis ​​na pós-menopausa. O WHI é patrocinado pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI) em colaboração com outras unidades do National Institutes of Health.

Um dos estudos clínicos envolveu 16.608 mulheres com útero que receberam terapia com estrogênio e progesterona (especificamente, Prempro ™, fabricado pela Wyeth) ou um placebo (uma substância que se parece com a droga real, mas não tem efeito biológico). O objetivo principal era ver se a terapia ajudaria a prevenir doenças cardíacas e fraturas de quadril. Outro objetivo era verificar se esses possíveis benefícios eram maiores que os possíveis riscos para câncer de mama, câncer de endométrio e coágulos sanguíneos. Outro braço do WHI estudou apenas o estrogênio. Esse braço do estudo continua. No entanto, o primeiro estudo foi interrompido em 9 de julho de 2002, após 5,2 anos, porque a NHBLI determinou que os riscos para os participantes do estudo superavam os benefícios.

Enquanto o estudo determinou alguns benefícios para o regime de estrogênio mais progesterona; em que é reduzido o risco de câncer colorretal e fraturas ósseas, outros resultados foram desanimadores. O estudo revelou que não só a terapia não protegia contra doenças cardíacas, mas na verdade aumentava a chance de ataques cardíacos, coágulos sanguíneos e derrames.

O estudo foi especificamente interrompido porque a terapia com estrogênio / progesterona resultou em um aumento de 26% no câncer de mama.

Isso também resultou em:

• Strokes - 41% de aumento