O que é a terapia hormonal (de substituição)

Terapia hormonal é um termo geral usado para descrever uma tentativa de substituir hormônios sintéticos pelos hormônios perdidos naturalmente durante o ciclo de vida de uma mulher que antecede e segue a menopausa. Está disponível apenas por prescrição. A terapia hormonal era conhecida anteriormente como "terapia de reposição hormonal (TRH)" porque se acreditava que era possível usar hormônios sintéticos como um verdadeiro substituto dos naturais. No entanto, com o desenvolvimento da pesquisa científica, a comunidade médica e legal agora sabe que não existe um verdadeiro substituto para os hormônios naturais. Assim, o termo que se refere ao uso de medicamentos hormonais é agora conhecido como "terapia hormonal". Existe a forma de pílula ou comprimido (PREMPRO), cremes vaginais, inserção de anel vaginal, implantes ou injeções. Existem também remendos que aderem à pele. O corpo absorve o estrogênio do adesivo através da pele. A progestina geralmente é tomada em forma de pílula, às vezes na mesma pílula que o estrogênio. Também está disponível como um DIU (dispositivo intra-uterino), um gel vaginal e tiros.

Existem basicamente dois tipos de terapia hormonal:

O que é a terapia hormonalTerapia de estrogênio (por exemplo, Premarin), para alívio de induzido cirurgicamente (histerectomia) sintomas da menopausa.
Terapia Hormônio Combinada (estrogênio e progestina) (por exemplo, Prempro ou Premphase), para alívio de sintomas naturais da menopausa.
O estrogênio trabalha para regular o ciclo menstrual mensal de uma mulher e características sexuais secundárias (como o desenvolvimento e função da mama), e também prepara o corpo para fertilização e reprodução. A progesterona é liberada a cada mês durante a menstruação para preparar o útero para uma possível gravidez e preparar os seios para a lactação (produção de leite). Quando a mulher atinge a menopausa, geralmente com cerca de 50 anos, seu corpo produz menos e menos estrogênio e progesterona.

Terapia de reposição hormonal (TRH) é estrogênio sintético e progesterona (chamado progestina) projetado para "substituir" os níveis de hormônio de esgotamento de uma mulher. Níveis diminuídos de estrogênio podem causar ondas de calor, secura vaginal, distúrbios do sono ou outros efeitos colaterais incômodos. A TRH pode ajudar a aliviar esses e outros sintomas da menopausa. A TRH também pode ajudar a prevenir a osteoporose e doenças cardíacas. Estima-se que 40 milhões de mulheres atinjam a menopausa nos próximos 20 anos.

Benefícios da HRT

Terapia hormonal pode ser muito eficaz no combate a ondas de calor, secura vaginal, distúrbios do sono ou outros efeitos colaterais incômodos relacionados à menopausa. A secura do tecido que envolve a vagina e a uretra pode causar dor durante a relação sexual ou a micção. Esses sintomas também podem ser aliviados. Menos claro é se a terapia hormonal pode ou não aliviar outros problemas que há muito se acreditava serem capazes de reduzir, como as doenças cardíacas.

TRH e Doença Cardíaca

A doença cardíaca é a principal causa de morte em mulheres pós-menopáusicas. Vários estudos anteriores mostraram que a TRH pode ajudar a reduzir a doença cardíaca em algumas mulheres. A TRH pode reduzir a chance de um segundo ataque cardíaco em 84%. As combinações de estrogênio / progesterona também podem ajudar a diminuir as doenças cardíacas trabalhando para diminuir os níveis de colesterol LDL ("ruim") e aumentar os níveis de colesterol HDL ("bom").

No entanto, estudos recentes rejeitaram as alegações de que a TRH pode ajudar a reduzir as doenças cardíacas.